Entenda a diferença entre o PrevMais e o Regulamento Geral (Grupo C)

No Economus há dois tipos de planos: Benefício Definido (BD) e Contribuição Variável (CV). Estes planos possuem o mesmo objetivo: proporcionar uma renda complementar ao INSS na aposentadoria, mas são bem diferentes na sua estrutura. 

No plano BD, que no Economus são os Grupos A, B e C, o valor do benefício é decidido no momento da adesão e as contribuições variam de acordo com a evolução na carreira do participante para alcançar o valor estipulado inicialmente. Todos os participantes e o patrocinador contribuem para um fundo único (ou seja, a reserva não é individual para cada participante), que é utilizado para pagar os benefícios. As regras são parecidas com as do INSS e a aposentadoria é vitalícia.

Por isso, o aumento na expectativa da vida dos participantes, mudanças na economia ou no comportamento da população do plano, podem influenciar na necessidade de novas contribuições de todos os participantes e patrocinador. É o caso do Regulamento Geral (Grupo C), que vem enfrentando mudanças estruturais necessárias para acompanhar o cenário atual de longevidade e situação econômica.  

Já no modelo CV, como o plano PrevMais, o participante define a contribuição a ser efetuada ao plano de acordo com um percentual do seu salário, que é destinado mensalmente a uma conta individual, onde haverá o aporte do patrocinador do mesmo valor definido e adicionada a rentabilidade dos investimentos. A aposentadoria será calculada com base no saldo de conta acumulado e o participante pode optar por receber de forma vitalícia ou por um período determinado. 

Desta forma, os participantes do PrevMais possuem maior autonomia e responsabilidade sobre o valor do benefício que será recebido no futuro, por meio de suas contribuições. Por isso, o Economus disponibiliza uma vez por ano a oportunidade de alterar o percentual de contribuição (1 a 30/11) e incentiva a realização de contribuição adicional, que além de incrementar o saldo de conta acumulado, ainda é possível deduzir do Imposto de Renda (saiba mais aqui)

Você vem acompanhando o seu saldo de conta? No autoatendimento é possível consultar o extrato de contribuição PrevMais onde constam todas as suas contribuições e do patrocinador, também é possível fazer uma simulação do aumento do seu percentual de contribuição e avaliar. 


Publicada em: 27/11/2017