Alteração de Perfil de Investimento

Entre os dias 01 e 15 de janeiro de 2018, os participantes do Plano PrevMais poderão solicitar alteração no perfil de investimento. A decisão pela alteração ou manutenção do perfil atual é exclusiva de cada Participante e depende de diversos fatores como: objetivos financeiros, tempo restante para aposentadoria e disposição para correr riscos.

É importante conhecer as características de cada perfil, fazer uma análise do cenário e das tendências da economia, avaliar metas e tirar todas as dúvidas antes de fazer a opção, pois esta decisão pode influenciar no valor acumulado para a sua aposentadoria. Cabe lembrar que a mudança pode ser feita em 3 períodos do ano, durante as primeiras quinzenas dos meses de janeiro, maio e setembro. Para fazer a alteração, basta acessar sua área restrita, clicando aqui.

Características

Você conhece os perfis de investimento do Plano PrevMais?

Perfil Conservador: Investe 100% do patrimônio na carteira que combina Renda Fixa e Empréstimos, que agrupa uma composição de ativos financeiros com reduzido nível de risco, privilegiando em grande medida a liquidez da carteira e a preservação do valor investido. Essa classe de investimento é destinada aos Participantes com baixa tolerância a risco e é recomendada para aqueles com pouco tempo para requerer a aposentadoria no PrevMais.

Perfil Moderado: Investe 85% do patrimônio na carteira que combina Renda Fixa e Empréstimos e 15% na carteira de Renda Variável e busca obter retorno superior ao verificado no Perfil Conservador em longo prazo, com maior nível de exposição a risco.

Perfil Agressivo: Investe 70% do patrimônio na carteira que combina Renda Fixa e Empréstimos e 30% na carteira de Renda Variável e busca obter retorno acima do Perfil Moderado no longo prazo, com maior nível de exposição a risco. É destinado aos Participantes que estão dispostos a correr mais riscos em busca de maior retorno no longo prazo.

Perfil Super Agressivo: Investe 55% do patrimônio na carteira que combina Renda Fixa e Empréstimos e 45% na carteira de Renda Variável e busca obter retorno acima do Perfil Agressivo no longo prazo, com maior exposição a risco, em comparação ao Perfil Agressivo. Este é o perfil que oferece maior nível de exposição a risco, devido à maior participação em Renda Variável.

Rentabilidade

Em 2017, até o mês de outubro, o Perfil Conservador apresentou rentabilidade de 9,28%, o Perfil Moderado obteve 11,08%, o Perfil Agressivo 12,98% e o Perfil Super Agressivo 14,81%. 

Isto quer dizer que os perfis mais arrojados apresentam rentabilidade maior? 

Não necessariamente. Por terem parte do patrimônio alocado em Renda Variável, podem gerar maior rentabilidade, mas também podem apresentar perdas mais expressivas, devido a variação de preços (volatilidade) dos investimentos atrelados a esta classe de ativos. Se levarmos em consideração a rentabilidade acumulada desde o início dos perfis de investimento, em julho de 2009, por exemplo, veremos que o Perfil Conservador apresenta o melhor desempenho, chegando a 149,49% de rentabilidade, contra 143,12% do Perfil Moderado, 134,81% do Perfil Agressivo e 126,19% do Perfil Super Agressivo. Vale lembrar que rentabilidade passada não é garantia de resultados futuros.

Consulte o desempenho detalhado de cada um dos perfis de investimento.

O resultado da rentabilidade no longo prazo mostra que o tempo para aposentadoria também é um dos fatores que devem ser considerados antes de tomar uma decisão. Para quem está prestes a se aposentar, optar por um perfil mais arrojado pode ser mais arriscado, pois caso o mercado de renda variável entre em um cenário de baixa, não haverá tempo para recuperação. 

Caso ainda esteja em dúvida, é possível fazer o teste de perfil de investidor, clicando aqui. Ressaltamos que o teste é uma ferramenta de auto avaliação e que não tem como objetivo influenciar em nenhuma escolha. O Economus não participa do processo de decisão, sendo este de responsabilidade do Participante.

Para saber mais sobre as composições de Renda Fixa e Renda Variável e conhecer os indicadores de desempenho, o Economus disponibiliza também a Cartilha de Perfis de Investimento.

Perguntas frequentes:

Quando é possível alterar meu perfil de investimento?

R: Entre os dias 1 e 15 dos meses de janeiro, maio e setembro.

Necessito entregar alguma documentação para efetivar minha alteração?

R: Sim, é necessário enviar para o Economus o formulário de alteração do perfil de investimento devidamente assinado. Lembramos que para a efetivação de sua escolha o formulário deverá ser recepcionado no Economus até o dia 20.

Como faço minha alteração de perfil?

R: Para fazer a alteração, basta acessar o autoatendimento, disponível no site do Economus. 

Há um período mínimo de permanência em algum perfil?

R: Não. É possível fazer quantas alterações desejar, dentro dos prazos estipulados, mas mudanças frequentes podem prejudicar sua aposentadoria.

O Economus pode indicar um perfil de investimento adequado para mim?

R: Não. Esta decisão é individual e de responsabilidade de cada um. No entanto, disponibilizamos diversos materiais de apoio para ajudá-lo em sua escolha.

Após escolher meu perfil, como devo proceder?

R: Após sua decisão, a equipe de profissionais do Economus irá trabalhar na gestão dos investimentos, agindo de acordo com a Política de Investimentos do PrevMais e com os limites legais estabelecidos pela legislação que regulamenta as Entidades Fechadas de Previdência Complementar. 

Quando a alteração do perfil de investimento entra em vigor?

R: A partir do dia 01 do mês seguinte à solicitação.


Publicada em: 01/01/2018