A estrutura de Governança do Economus é composta por: Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva.

O Conselho Deliberativo é o órgão de decisão e orientação superior do Economus, cabendo-lhe fixar, dentro dos objetivos sociais, sua política de funcionamento e estabelecer diretrizes e normas gerais para organização e administração, bem como para os planos de benefícios.

O Conselho Fiscal é o órgão de controle interno do Economus, responsável por zelar pela gestão econômico-financeira e o cumprimento das regras de governança.

A Diretoria Executiva é o órgão de administração geral, responsável por executar todos os atos necessários ao bom funcionamento, de acordo com as disposições da Lei, do Estatuto e das definições, diretrizes e normas estabelecidas pelo Conselho Deliberativo.

Diretoria Executiva

Adilson Nascimento Ferreira é graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Empresarial.

Iniciou sua carreira no Banco do Brasil, passando por todos os níveis gerenciais no segmento de atacado e varejo. Foi Superintendente Regional em Santos e em São Bernardo do Campo, além de Gerente Executivo nas Diretorias de Distribuição e de Distribuição de São Paulo, que são responsáveis pela gestão das dependências de varejo, alta renda e governo.

Diretor Superintendente

Mauricio Messias é graduado em Ciências Contábeis, com MBA em Administração Financeira, Desenvolvimento Regional Sustentável e Liderança Estratégica, e Especialização em Gestão Pública.

Atuou como Gerente Executivo da Unidade Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, foi Gerente de Divisão da Diretoria de Distribuição do BB em São Paulo, Gerente de Mercado de Governo e Agronegócios, e Administrador de Agência.

Diretor de Saúde e Relacionamento

Diretor Financeiro

Diretor Administrativo

Conselho Deliberativo

Titular

Fábio Cristiano Danin Euzébio é graduado em Direito, possui MBA Executivo em Gestão Avançada, pela FGV, MBA Executivo em Marketing, pela PUC, e MBA Executivo em Administração, pela Fundação Dom Cabral.

Atualmente, é Gerente Geral da Unidade Private Bank (UPB) no Banco do Brasil S/A; Conselheiro Administrativo da BB Securities LLC; Conselheiro Deliberativo do Economus; Membro Suplente do Conselho de Administração da Brasildental Operadora de Planos Odontológicos S/A; Representante do Banco do Brasil Private Bank nos Organismos de Supervisão da ANBIMA: Conselho de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Private Banking no Mercado Doméstico e Comissão de Acompanhamento para a Atividade de Private Banking no Mercado Doméstico; Representante do Banco do Brasil Private Bank na Diretoria do IBCPF – Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros.

Suplente

Carlos Henrique dos Santos

Titular

Priscila Requejo Simões de Araújo é graduada em Comunicação Social, pela Universidade Católica de Santos, pós-graduada em Planejamento e Gestão Empresarial, pelo Centro Universitário Monte Serrat, e possui MBA em Mercado Financeiro, pela Universidade Católica de Santos. Certificada pela ANBIMA/CPA20 e pelo ICSS – Instituto de Certificação de Seguridade Social.

Ingressou no Banco Nossa Caixa em 1992 e, após a incorporação pelo Banco do Brasil, atuou como Administradora de Agências e Superintendente Regional de Varejo nas regiões de Imperatriz/MA, Marília/SP, São Carlos/SP e São Bernardo do Campo/SP. Atualmente é Superintendente Regional em São Paulo/SP, sendo responsável pela gestão das Agências de Varejo do Centro e Zona Leste da Capital.

Suplente

Maurício Aparecido Lopes

Titular

Américo Antonio Cosentino é graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Administração de Empresas Núcleo Finanças, pela FECAP.

Trabalhou no BNC, de 1977 a 2010, como: Auxiliar Administrativo, Pesquisador de Cadastro, Analista de Balanço, Analista de Crédito, Chefe de Seção e, a partir de 1986, como Gerente de Divisão e Secretário Executivo do Comitê de Crédito. Sempre trabalhou na área administrativa financeira e em departamentos subordinados à Vice-Presidência Financeira, e às Diretorias Financeira, de Crédito e Finanças do banco.

Fez inúmeros cursos de extensão continuada à sua formação e responsabilidades, na Febraban, na FGV-SP, na Serasa, dentre outros, além dos valorosos programas de treinamento RH-BNC. No final dos anos 90, fez o curso para Conselheiro em Fundo de Pensão, patrocinado pelo Economus, pois na ocasião, era membro Suplente no Conselho Fiscal.

Suplente

Antonio Alberto Giangiácomo

Titular

Vitor Paulo Camargo Gonçalves é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, com pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (RJ), especialização em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (MG) e IBMEC (RJ); em Governança Corporativa pelo IBMEC (RJ) e IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; e Gestão de Fundos de Pensão pela Wharton School, na Philadelfia (EUA). Possui certificação pelo ICSS e pelo IBGC.

Ingressou no Banco do Brasil em 1976 e atuou na Previ como Diretor de Participações, Diretor de Planejamento, Conselheiro Fiscal e Diretor Deliberativo.
Também atuou nos conselhos da Paranapanema S.A., Petroflex S.A., Invepar S.A e Kepler Weber S.A. Foi membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Privada (ABRAPP) como representante da Previ.
Atualmente, é membro independente do Conselho de Administração da Embraer S.A. e Presidente do Instituto de Certificação de Profissionais de Seguridade Social (ICSS).

Suplente

Marcos Edmundo Magno Pinheiro

Titular

José Carlos de Oliveira é graduado em Ciências Contábeis pela Faculdades de Ciências Contábeis – Araçatuba, com pós-graduação em Gestão Emp. Moderna pela Universidade Católica de Santos, especialização em Gestão Estratégica de Negócios, Tecnologia, Negociação e Gestão Estratégica de Negócios pela FGV.

Ingressou no Banco Nossa Caixa de 1976 a 2010 ocupando as funções de Gerente de Agência, Gerente Regional, Gerente. Depto. e Diretor de Governos.
De 2010 a 2014 foi Presidente do Conselho Fiscal do Economus e atualmente é membro do Conselho Deliberativo Economus.

Suplente

Levi Gomes de Oliveira

Titular

Max Freddy Frauendorf é graduado em Administração de Empresas com especialização em Bancos e Finanças, e pós-graduado em Economia do Setor Financeiro – MBA – FEA/USP. Exerceu atividades nos departamentos de Gestão Estratégica de Riscos, Controladoria, Política e Gestão de Crédito e Administração de Recursos de Terceiros no Banco Nossa Caixa S.A, sucedido pelo Banco do Brasil.S.A.

Experiência na atuação nos Conselhos Deliberativo e Fiscal de entidades de previdência complementar (Economus e SP-Prevcom). Certificado pela ICSS -Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social, pela ANBIMA – Associação Brasileira de Entidades do Mercado Financeiro, e pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários, como administrador/gestor profissional de recursos e valores mobiliários. Ministrou curso em Formação Avançada em Finanças na ANBIMA, e em curso de pós-graduação de Segurança da Informação, na Universidade Cidade de São Paulo. Foi membro da Comissão de Riscos na FEBRABAN. Atualmente é Diretor Financeiro-Administrativo e de RI da Companhia Paulista de Securitização.

Suplente

Francisco Vianna de Oliveira Junior

Conselho Fiscal

Titular

Paulo Leite Julião é formado em Administração de Empresas, pela Universidade Mackenzie, com pós-graduação em Economia, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP). Possui cursos de especialização no Instituto Brasileiro de Ciências Bancária, além de diversos cursos no Programa de Educação Continuada da FGV-SP, como: Mercado de Capitais e Financ., Market Risk Management, Previdência Privada – Ent. Fechadas, Banking, Gestão de Fundos de Pensão e Econ. Aplicada a Adm. de Empresas e Finanças. Na FIPECAFI-USP, Fundos de Pensão e Solvência, e na ABRAPP, Fundo de Pensão para Conselheiros e Teoria de Carteiras e Análise de Performance.

Ingressou no BNC em março de 1977, ocupou o cargo de Gerente de Departamento Financeiro de 1993 à 1998. Foi nomeado Diretor Financeiro do Economus de janeiro de 1998 até outubro 2008, quando passou a Superintendente, permanecendo até março de 2010, retornando, já como BB, a Diretor Financeiro, até dezembro de 2015, quando solicitou a aposentadoria, após 38 anos e dez meses de serviços ao Banco.
Recebeu prêmio ABRAPP como Dirigente do ano e é membro em três Comissões Técnicas da ABRAPP: Ética, Governança e Investimentos.

Suplente

Jair Aquiles Bautto

Titular

Edgar Candido Ferreira é Formado em Ciências Contábeis – CEALPA – Centro de Ensino da Alta Paulista e possui MBA – Pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Bancário de 1973 a 2010, exercendo nos bancos: Banco Mercantil de São Paulo S/A; Banco Real S/A; Banco Nossa Caixa S/A e Banco do Brasil S/A, as funções de: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Administração, Chefe de Estação – Subchefe de Serviços, Subgerente – Gerente Adjunto – Gerente Geral de Agência – Gerente Regional Substituto e Assistente de Diretoria.

Certificado em curso de Formação de Instrutor de Área Gerencial, pelo DRH do BNC – Banco Nossa Caixa; certificado em curso de Gerente Instrutor sobre o Mercado Financeiro; certificado em curso de Controles Internos e Compliance; certificado em curso para Análise e Aplicações no Mercado de Capitais – Como Investir na Bolsa de Valores – Análise Fundamental e Análise Gráfica; certificado em curso de Treinamento em Previdência Complementar Privada – Fundos de Pensão.

Suplente

Ricardo Aparecido da Silva

Titular

João Leocir Frescura é graduado em Ciências Econômicas, pela FEA/URCAMP – 1993, com pós-graduação – MBA em Formação Geral para Altos Executivos, pela FIA/USP – 2003.
Possui certificações em Gestão Empresarial, Marketing, Gestão de Segurança e Prevenção e combate à Lavagem de Dinheiro.

Ingressou no Banco do Brasil em 1985 e, em 1988, iniciou a carreira administrativa, ocupando o cargo de Gerente da área de compras, vendas, administração de contratos e patrimônio e pagamentos, onde permaneceu até 2006. Atuou como Gerente de Divisão da Unidade de Operações, Gerente do Centro de Serviços e Operações Curitiba, Gerente Executivo da Diretoria de Negócios e Operações, Gerente Executivo da Unidade de Operações e Gerente Geral.

Suplente

Clovis de Castro Junior

Titular

Daniel André Stieler é Graduado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal de Santa Maria- RS, e possui pós-graduação em Administração Financeira, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Auditoria, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e MBA em Contabilidade, pela Universidade de São Paulo (USP).

Atualmente é Gerente Executivo da Gerência de Evidenciação Contábil do conglomerado, na Diretoria de Contadoria do Banco do Brasil S.A., responsável pelo (a): planejamento do processo e elaboração da evidenciação contábil do consolidado, de acordo com as práticas contábeis brasileiras e internacionais; planejamento e coordenação do controle do sistema contábil das dependências no exterior; desenvolvimento de normas e metodologias de evidenciação contábil para o consolidado e de normas para padronização das informações contábeis e do controle do sistema contábil das dependências no exterior; coordenação da implementação de melhoria do processo de evidenciação contábil e dos sistemas contábeis do Banco do Brasil S.A.

É Conselheiro Fiscal, responsável pela fiscalização da gestão administrativa e econômico-financeira: Do Banco Votorantim S.A., desde 08/2010; da PREVI, desde 06/2012; da BB Tecnologia e Serviços, desde 06/2009.
Membro certificado do ICSS – Instituto de Certificação em Seguridade Social.
Membro certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Membro da Comissão Contábil da Febraban.

Suplente

Márcia Regina de Sousa