A estrutura de Governança do Economus é composta por: Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva.

O Conselho Deliberativo é o órgão de decisão e orientação superior do Economus, cabendo-lhe fixar, dentro dos objetivos sociais, sua política de funcionamento e estabelecer diretrizes e normas gerais para organização e administração, bem como para os planos de benefícios.

O Conselho Fiscal é o órgão de controle interno do Economus, responsável por zelar pela gestão econômico-financeira e o cumprimento das regras de governança.

A Diretoria Executiva é o órgão de administração geral, responsável por executar todos os atos necessários ao bom funcionamento, de acordo com as disposições da Lei, do Estatuto e das definições, diretrizes e normas estabelecidas pelo Conselho Deliberativo.

Diretoria Executiva

Daniel André Stieler é graduado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal de Santa Maria – RS, e possui pós-graduação em Administração Financeira, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Auditoria, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e MBA em Contabilidade, pela Universidade de São Paulo (USP). Participou de diversos cursos de Governança no Brasil e exterior. Possui certificações no ICSS – ênfase em administração e no IBGC – Conselheiro Fiscal.

Atua como Conselheiro de Administração nas empresas Livelo e Alelo. Já na Previ e na BBTS, atuou como Conselheiro Fiscal. No Banco Votorantim, além de Conselheiro Fiscal, também foi membro do Conselho Consultivo.

Durante 10 anos, foi membro da Comissão de Assuntos Contábeis de Instituições Financeiras da Febraban.

Daniel foi Conselheiro Fiscal de junho/2016 a junho/2020. Desde julho de 2020 atuou como Presidente do Conselho Deliberativo. Agora, com sua posse como Diretor, passará por todas as instâncias de governança do Economus.

Ingressou no Banco do Brasil na década de 1980, como menor aprendiz. Foi Assessor, Gerente de Núcleo e Gerente de Divisão na Diretoria de Contabilidade. Foi Gerente Executivo na Diretoria de Contadoria do Banco do Brasil. Desde julho de 2019, ocupava o cargo de Diretor de Controladoria do BB, seu último cargo antes de se tornar Presidente do Economus.

Diretor Superintendente

Júlio Cezar Tozzo Mendes Pereira é graduado em Administração de Empresas, com MBA em Finanças (FIA/USP) e Governança Corporativa (FGV), e concluiu o Advanced Management Program (AMP) pela Booth School of Business da Universidade de Chicago (Estados Unidos).

Funcionário do Banco do Brasil há 34 anos, atuou como Gerente Executivo responsável pela administração das participações acionárias do Banco do Brasil (BB) em instituições financeiras no Brasil e Exterior (Áustria, Estados Unidos, Argentina e Grand Cayman), foi Administrador da agência do BB em Tóquio (Japão) e gerente responsável pela Tesouraria Internacional. Além disso, foi presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil Americas, Miami (Estados Unidos), e membro dos comitês de Finanças, Consultivo e Investimentos Imobiliários vinculados ao Conselho de Administração do Banco Votorantim.

Diretor Financeiro

Maurício Aparecido Lopes já havia feito parte do quadro de empregados do Economus, atuando como Gerente Executivo da área de Gerência de Pessoas, Risco e Controladoria, no ano de 2017, e é participante do Instituto. Tem formação em Processamento de Dados (Faculdade de Tecnologia de Birigui); pós-graduado em Análise e Projeto de Sistemas (UNIP) e possui MBA em Controller (FIPECAFI/USP) e a certificação CPA 20 Anbima. Além disso, realizou cursos de Gestão Estratégica de Negócios e de Controladoria, ambos pela FGV.

Foi funcionário do Banco Nossa Caixa S/A, entre 1990 e 2009, ocupando cargos de Analista, Supervisor, Coordenador, Gerente de Divisão e Gerente de Departamento, atuando entre outras frentes, com Controladoria e Planejamento Empresarial. Desde 2009, no Banco do Brasil, ocupou os cargos de Gerente de Divisão e Gerente Executivo, atuando, inclusive, no projeto de integração entre BB e BNC, bem como com Planejamento, Gestão e Orçamento.

Diretor de Seguridade

César é graduado em Ciências Atuariais pela PUC/SP e possui MBA Executivo em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

No Banco do Brasil, foi Gerente de Divisão, atuando na Diretoria de Relações com Funcionários e Entidades Patrocinadas – Diref. Também foi Gerente Executivo de Apoio Corporativo na Cassi.

Exerceu a função de Conselheiro Consultivo do Plano Previ Futuro e de Conselheiro Fiscal na Cassi e no Economus.

Diretor Administrativo

Conselho Deliberativo

Titular

João Vagnes de Moura Silva é formado em engenharia elétrica, possui MBA em Finanças Avançadas e Mestrado em Economia.

Iniciou sua carreira no Banco do Brasil em 1993. Foi gerente executivo da Diretoria de Finanças do Banco do Brasil, Diretor Financeiro da BB Previdência, Gerente Executivo da Diretoria de Crédito do Banco do Brasil, Diretor Executivo  BB DTVM, Presidente BBTS, além de membro do Conselho Deliberativo da Cassi e do Conselho Consultivo da Previ. Desde janeiro de 2021 é Diretor Estatutário do Banco do Brasil.

No Economus, foi Diretor Financeiro em 2016.

 

Suplente

Rosiane Barbosa Laviola

Titular

Américo Antonio Cosentino é graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Administração de Empresas Núcleo Finanças, pela FECAP.

Trabalhou no BNC, de 1977 a 2010, como: Auxiliar Administrativo, Pesquisador de Cadastro, Analista de Balanço, Analista de Crédito, Chefe de Seção e, a partir de 1986, como Gerente de Divisão e Secretário Executivo do Comitê de Crédito. Sempre trabalhou na área administrativa financeira e em departamentos subordinados à Vice-Presidência Financeira, e às Diretorias Financeira, de Crédito e Finanças do banco.

Fez inúmeros cursos de extensão continuada à sua formação e responsabilidades, na Febraban, na FGV-SP, na Serasa, dentre outros, além dos valorosos programas de treinamento RH-BNC. No final dos anos 90, fez o curso para Conselheiro em Fundo de Pensão, patrocinado pelo Economus, pois na ocasião, era membro Suplente no Conselho Fiscal.

Suplente

Antonio Alberto Giangiácomo

Titular

Ana Paula Teixeira de Sousa é graduada e pós-graduada em Ciências Contábeis. Possui MBA em Negócios Internacionais (USP) e Mestrado em Economia (UnB).

Atuou na Diretoria de Gestão de Riscos do Banco do Brasil, de 2000 à 2016, como: Analista, Assessora Sênior, Gerente de Divisão, Gerente Executivo de Risco de Mercado e Liquidez e Gerente Executivo de Risco de Crédito e Capital. Entre 2006 e 2012 também atuou na Febraban, como Coordenadora da Comissão de Risco de Mercado e Liquidez. De 2016 à 2019, foi Diretora Comercial e de Produtos no BB Gestão de Recursos DTVM. Atualmente, está na Diretoria de Controles Internos (Dicoi), como Diretora Executiva.

É membro titular dos seguintes Conselhos: Conselheira Administrativa da Livelo S.A. e da BB Administradora de Consórcios S.A.; e Conselheira Fiscal da BBtur. Também é membro titular da Comissão de Compliance da Febraban.

Suplente

Marcia Regina de Sousa

Titular

Fernando Sabbi Melgarejo é graduado em Ciências Econômicas e pós-graduado em Negócios Internacionais (FGV). Possui Mestrado em Economia de Empresas (UCB).

Atua desde 2001 na Diretoria de Finanças do Banco do Brasil, sendo Gerente de Divisão até 2016 e, atualmente, Gerente Executivo.

Participou de diversos comitês e conselhos, dentre eles: Conselheiro Fiscal (Cassi, de 2007 à 2008); Conselheiro Deliberativo (Cassi, de 2008 à 2010); Conselheiro Fiscal (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF, de 2007 à 2011); Comitê de Finanças (Cielo, desde 2019).

Suplente

Marcos Edmundo Magno Pinheiro

Titular

Max Freddy Frauendorf é graduado em Administração de Empresas com especialização em Bancos e Finanças, e pós-graduado em Economia do Setor Financeiro – MBA – FEA/USP. Exerceu atividades nos departamentos de Gestão Estratégica de Riscos, Controladoria, Política e Gestão de Crédito e Administração de Recursos de Terceiros no Banco Nossa Caixa S.A, sucedido pelo Banco do Brasil.S.A.

Experiência na atuação nos Conselhos Deliberativo e Fiscal de entidades de previdência complementar (Economus e SP-Prevcom). Certificado pela ICSS -Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social, pela ANBIMA – Associação Brasileira de Entidades do Mercado Financeiro, e pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários, como administrador/gestor profissional de recursos e valores mobiliários. Ministrou curso em Formação Avançada em Finanças na ANBIMA, e em curso de pós-graduação de Segurança da Informação, na Universidade Cidade de São Paulo. Foi membro da Comissão de Riscos na FEBRABAN. Atualmente é Diretor Financeiro-Administrativo e de RI da Companhia Paulista de Securitização.

Suplente

Elias Mounir Maalouf

Titular

Primo de Macedo Minari é advogado com graduação pela Faculdade de Direito de Bauru. Possui aperfeiçoamento em gestão de serviços jurídicos pela Fundação Getulio Vargas e extensão em direito do trabalho, previdenciário e direito processual civil.

Ingressou no Banco Nossa Caixa Nosso Banco em 1977, onde exerceu várias funções: de 1988 a 2005, advogado regional em Bauru/SP; de 2005 a 2008, gerente geral do jurídico do interior; de 2008 a 2009 coordenador de fiscalização e controle; após a incorporação pelo Banco do Brasil (dezembro/2009), exerceu a função de supervisor jurídico no Nujur, em Bauru/SP, até a aposentadoria. Atualmente, é advogado autônomo.

Suplente

Adriana Maria Ferreira

Conselho Fiscal

Titular

Edgar Candido Ferreira é Formado em Ciências Contábeis – CEALPA – Centro de Ensino da Alta Paulista e possui MBA – Pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Bancário de 1973 a 2010, exercendo nos bancos: Banco Mercantil de São Paulo S/A; Banco Real S/A; Banco Nossa Caixa S/A e Banco do Brasil S/A, as funções de: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Administração, Chefe de Estação – Subchefe de Serviços, Subgerente – Gerente Adjunto – Gerente Geral de Agência – Gerente Regional Substituto e Assistente de Diretoria.

Certificado em curso de Formação de Instrutor de Área Gerencial, pelo DRH do BNC – Banco Nossa Caixa; certificado em curso de Gerente Instrutor sobre o Mercado Financeiro; certificado em curso de Controles Internos e Compliance; certificado em curso para Análise e Aplicações no Mercado de Capitais – Como Investir na Bolsa de Valores – Análise Fundamental e Análise Gráfica; certificado em curso de Treinamento em Previdência Complementar Privada – Fundos de Pensão.

Suplente

Ricardo Aparecido da Silva

Titular

João Leocir Frescura é graduado em Ciências Econômicas, pela FEA/URCAMP – 1993, com pós-graduação – MBA em Formação Geral para Altos Executivos, pela FIA/USP – 2003.
Possui certificações em Gestão Empresarial, Marketing, Gestão de Segurança e Prevenção e combate à Lavagem de Dinheiro.

Ingressou no Banco do Brasil em 1985 e, em 1988, iniciou a carreira administrativa, ocupando o cargo de Gerente da área de compras, vendas, administração de contratos e patrimônio e pagamentos, onde permaneceu até 2006. Atuou como Gerente de Divisão da Unidade de Operações, Gerente do Centro de Serviços e Operações Curitiba, Gerente Executivo da Diretoria de Negócios e Operações, Gerente Executivo da Unidade de Operações e Gerente Geral.

Suplente

Flavio Augusto Correa Basílio

Titular

Mauricio Nogueira é formado em matemática, possui MBA Executivo em Mercados de Capitais (IBMEC Business School) e Mestrado em matemática.

No Banco do Brasil, foi Gerente Executivo da Gerência de Carteiras e Operações Financeiras (2011 a 2013) e Gerente
Executivo da Gerência de Gestão de Ativos, Passivos e Estrutura de Capital (2014 a 2019). Atualmente é Diretor de Finanças.

Desde 2019 é membro dos seguintes conselhos: Conselho de Supervisão do Banco Banco Patagonia; Conselho Deliberativo BB Previdência; Conselho de Supervisão do BB AG; e Conselho de Supervisão da BB Securities

Suplente

Carlos Henrique dos Santos

Titular

Rogério Perna é graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Controladoria (FECAP/SP). Possui especialização na área de Mercado de Capitais e Financeiros (FGV/SP e Saint Paul/SP).

No Banco Nossa Caixa Nosso Banco foi gerente na área de administração e gestão de fundos de investimento (1993 a 2009). Foi Diretor Administrativo Financeiro da Cia. Paulistana de Securitização (2011 a 2013) e Diretor Presidente (2015 a 2018), Consultor Técnico da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná (2015 e 2018) e Subsecretário de Desestatização e Parcerias – Prefeitura de São Paulo (2019).

Suplente

Márcia Midori Watanabe